domingo, 27 de abril de 2008

A HISTÓRIA DA CINESIOLOGIA

O texto apresenta como tema central a história da cinesiologia. O autor aborda no texto uma perspectiva histórica e epistemológica de como a cinesiologia foi desenvolvida.
Esse texto tem como bojetivo de informar como a ciência surgiu, e como hoje tem grande importância para sociedade, pois tudo hoje em dia precisa ser comprovado cientificamente.
Alguns cientistas foram, e será lembrado por de alguma forma ter marcado a época de alguma maneira.
Aristóteles é considerado o "pai da Cinesiologia", pois foi ele quem descreveu os primeiros movimentos revelou sua compreensão sobre o centro de gravidade.
Galeno estudou os músculos e fez descobertas como os termos diartrose e sinartrose, onde tem uma influente importância na terminologia da astrologia.
Da Vince provavelmente resgatou dados científicos em relação ao corpo humano.
Outros cientistas também tiveram influência no estudo da cinesiologia, mais nem todos ficaram conhecidos como os supracitados.

domingo, 13 de abril de 2008

Resumo:GUILHERMETI, Paulo. Do corpo medieval ao corpo moderno. In: Motrivivência. Janeiro, 1990.

Utilizando uma perspectiva histórica o autor aborda no texto a preocupação com o corpo durante as épocas Medieval e Moderna.
A Época Medieval foi uma fase em que a Educação Física quase chegou ao fim em Roma, devido à situação socio-político-econômica; por influência da Igreja, os jogos Olímpicos da antiguidade foram extintos. A Igreja exigia que a educação se dirigisse ao aprimoramento espiritual e religioso, em oposição ao corpóreo, que era considerado danoso.
Na Idade Média, ocorre o renascimento, que traz de volta a Educação física, a valorização do corpo sem descuidar da religião.
Com o estudo do corpo na história, se busca formas de ser e interpretar a sociedade. Na visão moderna, os corpos são livres e iguais.