quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Educaçao física

A ginástica na educação física tem como definição regular a assimilação e desassimilação da vida orgânica, da qual dependem a saúde e outros bens físicos, tem a capacidade de prever o efeito dos exercícios corporais e de conhecer a sua execução pratica a fim de obter saúde e bem estar.
A educação física tem com a medicina uma ligação e é a partir dos conhecimentos sobre a anatomia, e fisiologia, entre outras que o professor de educação física adquiriu status profissional.
Na cultura existe um envolvimento com o publico e gesto esportivo que requer domínio, tempo e espaço.
O jogo é uma atividade voluntária, sujeito a ordens, deixa de ser um jogo, podendo no maximo ser uma imitação forçada, também é uma ação livre, e requer vontade, diversão e prazer, sempre existe competições, mais é preciso termos consciência de que é necessário se sentir bem e não se preocupar com o resultado.
Desde a antiguidade alguns pensadores consideraram a ginástica uma ciência.
Ciência é o conjunto organizado de conhecimento relativo a um determinado objeto, especialmente os objetos mediante a observação e experiência dos fatos de um método próprio.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Josinéia,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Retoma aqui para esse resumo, meu comentário inicial sobre seu resumo anterior. A partir disso sugiro desde já que se baseie na seguinte apresentação que preparei para esse resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entre em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualiza tais idéias no campo da história. Portanto, está muito correto quando você diz que: “A ginástica na educação física tem como definição regular a assimilação e a desassimilação...” Entretanto, essa concepção, conforme o autor, pertence aos gregos, mais especificamente Platão, quando fala da função médica da ginástica. Na seqüência quando você também acertadamente coloca: “...tem a capacidade de prever o efeito dos exercícios corporais e de conhecer a sua execução prática a fim de obter saúde e bem estar”, acaba apresentando isso como uma idéia pura, quando que o autor localiza historicamente tal concepção de ginástica para a educação do físico, qual seja, a Modernidade dos séculos XVIII e XIX. Sobre a educação física e a medicina, está bom, você retirou a essência do que o autor diz, no entanto, faltou você descrever brevemente a passagem que o autor realiza da ginástica à medicina. Entre Cultura e Educação física, ficou muito reduzido. Será necessário que você retome o texto para retirar de lá, em no máximo duas linhas, por onde se dá essa relação. Já adianto que é através das práticas corporais presentes em quase todas as culturas de diversos povos, quais sejam: o esporte, a dança, as lutas etc. Quanto ao jogo, perceba que você esquece de falar da relação que o autor estabelece entre educação física e jogo, para retirar do texto apenas uma conceituação sobre o jogo. Na seqüência você não fala da política. E quanto o lugar da ciência na educação física, você novamente apenas conceitua segundo as palavras do autor. Sendo que, é necessário, na verdade, você descrever como o autor relaciona ambas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.