terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A importância da educaçao fisíca/esportes...

Porque estudando a historia da educação física facilita o formação e na compreensão para o estudo e o profissional, fazendo com que tenhamos mais conhecimento criando uma certa intimidade com o que está sendo estudado.
Alguns argumentos podem ser levantados em torno do questionamento inicial e de uma possível desvalorização da historia nos cursos de educação física, devemos está atentos, pois educação física não é só pratica, existe todo um processo de aprendizado e conhecimentos de modo em geral.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Josineia,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
O primeiro comentário a ser feito é que você não inicia o resumo corretamente, pois não apresenta que seu resumo é referente a um texto que você leu. Um texto, aliás, que tem autoria, logo, deve ser referenciado. Diverso, você inicia como se você própria tivesse desenvolvido o tema apenas através de uma resposta através de uma pergunta, já que você não alerta de onde retirou tais prerrogativas. Portanto, inicie seu resumo da seguinte forma: “O texto aborda a problemática existente no interior dos cursos de graduação em Educação Física, referente à presença da disciplina História da Educação Física etc, etc, etc”. Sendo assim, você não cumpriu com os dois primeiros critérios de um resumo. Lembro que é necessário apresentar logo no início o tema central e a perspectiva do autor. Quanto ao seu resumo propriamente dito, ele serve de base para algumas complementações. Por exemplo, sobre a última parte ou parágrafo, sugiro que a coloque logo após ter apresentado o tema e a perspectiva do autor. Acrescente a isso o fato de ser comum os estudantes de educação física se interessarem a priori pelas Ciências Naturais, logicamente que retomando o texto. Dessa forma, aprofunde no texto a idéia que o autor passa sobre a influência que a teoria pode exercer na prática do professor. A partir daí retome a primeira parte de seu resumo, acrescentando a essência do texto ou uma possível resposta do autor ao final de seu texto, sobre “por que estudar história da educação física\esporte?”
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.